segunda-feira, 23 de julho de 2012

Padroeira Diocesana

SANTA MARIA MADALENA




Oração de Santa Maria Madalena
Gloriosa Padroeira nossa, Santa Maria Madalena! Pela penitência, subistes a mais alta contemplação. Pela graça singular da primeira aparição de Cristo Ressuscitado, vos tornastes a apóstola dos Apóstolos. Alcançai-nos, humildemente vos pedimos, do mesmo Cristo, Senhor Nosso, que pela penitência dos nossos pecados, cresçamos na caridade divina e sejamos, também, apóstolos de Jesus, para salvação do nosso próximo. Amém!
                                                                  (Dom Francisco A. Mesquita)




Oração a Santa Maria Madalena por Dom Egídio na Romaria Diocesana


ORAÇÃO A SANTA MARIA MADALENA

Santa Maria Madalena, discípula de Jesus, querida Padroeira de nossa diocese, fiel companheira na missão de sermos hoje anunciadores da Boa Notícia de Jesus Ressuscitado presente em nosso meio,

É bom estarmos reunidos ao redor da vossa imagem nesta festa, vindos de todos os cantos de nossa diocese, missionários em nossas comunidades, peregrinos da esperança e da fraternidade. Que vosso testemunho nos ajude a sermos Igreja cada vez mais missionária, disponível em fazer-se próxima de todos os irmãos, solidária com os pobres.
Este ano, sentimos ainda mais fortemente a necessidade de vossa ajuda diante da situação de sofrimento em que se encontram muitos por causa da prolongada estiagem que nos atingiu. Vós sabeis que nosso sertão está melhorando em muitos campos, mas no que diz respeito à convivência com o clima do “semiárido” parece que não conseguimos avançar muito apesar de sabermos todos que a falta de chuva não é coisa “extraordinária” em nosso lugar.
E as consequências são visíveis: cidades abastecidas por carro-pipa, filas de pessoas disputando espaço para encher sua vasilha no chafariz, animais definhando sem pasto, pessoas que não conseguem mais prover às necessidades da família por causa do aumento do custo de vida....
Querida Padroeira, vós nos compreendeis:

Sentimos-nos não levados a serio ao vermos tubulações amontoadas na beira da pista, anunciando uma “adutora do Pajeú” que não chega, enquanto nossos açudes estão se esvaziando rapidamente,

Não entendemos a demora em entregar as rações para os animais que estão se acabando em nossas roças,

Humilha-nos ver que até muitos governantes parecem estar mais preocupados com as campanhas políticas do que com a situação do povo. E não faltam recursos para comícios, festas, carreatas, propagandas...

Preocupa-nos, diante de experiências passadas, a possibilidade de desvio ou mau gerenciamento dos recursos destinados a amenizar os efeitos da estiagem, se não houver fiscalização rigorosa. Ainda mais em época pré-eleitoral.

Santa Maria Madalena, nossa companheira de caminhada gritai conosco, para que nossa voz possa chegar até as escadarias e as salas dos palácios. Tocai o coração dos responsáveis para que a situação de emergência seja tratada com a urgência que sua gravidade exige, superando as demoras da burocracia.

Nossa querida Padroeira, Santa Maria Madalena, ajudai-nos a todos para que saibamos viver mais a solidariedade entre nós de forma que, na fraternidade e na partilha, possamos ajudar os que mais sofrem pela atual situação. Pois, frequentemente, nós também temos dificuldade de reconhecer no irmão necessitado a presença de Jesus como vós tivestes dificuldade em reconhecer o Senhor Ressuscitado na manhã de Páscoa, atrás das vestes de jardineiro. Ajudai-nos a abrir nossos olhos e o nosso coração e a ver Cristo no irmão.

Ajudai-nos a sermos, de forma cada vez mais radical, discípulos de Jesus e missionários incansáveis do seu evangelho para que nossa diocese seja sempre mais Igreja servidora e samaritana neste querido sertão do Pajeú. Santa Maria Madalena, rogai por nós.



 
Afogados da Ingazeira, 22 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário